A História da Beleza masculina - Barba, Bigode X Cara Limpa e CabeloX Peruca - Fashion Bubbles


Apanhado com breve história da beleza masculina da antiguidade até os dias de hoje.

Os vídeos com resumos de história da moda viraram um grande hit nas redes sociais. Este traz 100 anos de evolução da beleza masculina, mostrando como o visual dos homens foi mudando com o passar das décadas no último século. Pegando o vídeo como gancho, que tal conhecer um pouco mais da história da beleza masculina?




A História da Beleza masculina



Assim como as práticas do vestuário, a beleza masculina também é influenciada pela adequ, ato, a comportamentos sociais esperados. O visual do homem deve se adequar ao que é definido pela sociedade com rel, ato, aos papéis de gênero, alternando momentos de grande exigência estética, como no Renascimento, onde eles eram extremamente ornados, com períodos de sobriedade no visual, o que foi uma característica bastante forte da moda masculina até bem pouco tempo.


Na Grécia, em Roma e no Egito antigos, os homens, não só eram os ícones de beleza, como também super vaidosos. Os faraós egípcios, por exemplo, se maquiavam para esconder as imperfeições. Nem precisamos ir tão longe. Ali nos séculos XVIII e XIX (no caso do Renascimento e dos Dândis), os homens usavam mangas bufantes, golas enormes e até perucas.


Época da Segunda Guerra Mundial, a referência aqui é militar. De cara limpa e já com um topetinho, uniformes e trend coach são uma verdadeira sens, ato,!


Nos anos 50 o rosto masculino permanece liso, os topetes ganham altura e viram uma marca da década. Surge o Rock n’ Roll, o ritmo que marcou a década.

Elvis Presley foi o grande ícone da década, com as suas costeletas compridas e o topete brilhante, ele começa a trazer flexibilidade ao homem com seus inigualável rebolado. porém, foram os Beatles que, pela primeira vez em muitas décadas, tornaram novamente populares os cabelos mais compridos para homens, o que foi se popularizar mesmo na década seguinte.



Na cultura corporativa do século XX, a barba foi banida quase completamente dos altos escalões, mas voltou com força nos anos 60 e 70, como símbolo da contra­cultura. Os cabelos ficam mais compridos, por influência principalmente dos Beatles e a barba aos poucos começa aparecer

O nascimento de uma nova juventude serviu para que a moda masculina seguisse novas tendências, abandonando o estilo clássico. Na segunda metade da década, os rapazes começaram a , levar roupas mais coloridas e estampadas, buscando inspir, ato, no movimento Pop Art


História da beleza masculina


A partir da década de 70, houve ampla aceit, ato, de estilos variados tanto para homens quanto para mulheres, desde os cabelos soltos e naturais até o estilo “punk”.

Tempo de liber, ato, sexual e igualdade de direitos entre homens e mulheres. Os padrões de beleza masculinos sofrem mudanças drásticas. “As distinções ficaram mais tênues; os homens deixaram avultar os cabelos, ficaram menos musculosos e , levaram roupas unissex”, diz a professora Denise Sant’Anna. Astros do rock como Mick Jagger e David Bowie consagram o visual andrógino.




Os anos 80 serão eternamente lembrados como uma década onde o exagero e a ostent, ato, foram marcas registradas. Os punks já haviam se estabelecido com seus looks mohicanos e os yuppies ficaram conhecidos por quererem ganhar muito dinheiro.

Durante os anos 70 e 80, os bigodes e cavanhaques foram muito difundidos entre a comunidade gay norte-americana, que tinha forte inspir, ato, nos motoqueiros. Freddie Mercury e Village People são os maiores ícones com o visual bigodudo da época.

Em meados da década de 80 surgem os Grunges (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle), uma mistura de punk e heavy metal em Seattle, cidade no noroeste dos Estados Unidos. Grunge é um subgênero do rock alternativo.  O termo grunge – que em seu sentido original significa “sujeira” ou “imundície” em inglês – descreve tanto o estilo visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs, quanto o som saturado e distorcido das guitarras que dão o tom das músicas.


O rosto limpo dos anos 80, constrastava com o exagero típico da década com suas ombroeiras e cabelos repicados ou trabalhados com com gel


O bigode veio mais tarde a ocupar um papel controverso. O que até certo período foi considerado símbolo de masculinidade torna-se, no final dos anos 70 e começo da década de 80, um visual adotado pela comunidade gay. Seu uso poderia, de fato, indicar homossexualidade. Imortalizado por Freddie Mercury, o estilo passou a ter características mais descontraídas, abreviando aquele ar austero dos homens que o usavam no começo do século. Nessa época, principalmente nos Estados Unidos, o bigode, barba e cavanhaque (chamado pêra, em Portugal) começaram a virar uma febre entre os homossexuais. Era a moda à Village People. Saiba mais sobre o universo das barbas e bigodes no Obvious.


Nos anos 90 acontece o ápice do movimento Grunge com seus cabelos desgrenhados, barba por atuar e camisas xadrez símbolos da contracultura. Começa a ganhar força a tendência das tatuagens e piercings, entre ambos os sexos.

porém na moda em geral, logo no começo da década, o rosto limpo virou sinônimo de sucesso financeiro e profissional. Serviços públicos, por exemplo, não permitiam que seus funcionários utilizassem um visual com pelos no rosto, mas isso começou a mudar já em 1999.



Na contracultura, adivindo da influencia de movimentos como o Grunge, via cabelso desgrenhados e a barba começa a aparecer, mas na moda como um todo, prevalece o o rosto limpo que virou sinônimo de sucesso financeiro e profissional

2000


Rosto lisinho marca a década, mas na década de 2000, continuou a tendência de tatuagens e piercings, entre ambos os sexos, que tinham começado nos anos 90.

Neste década, a moda foi profundamente influenciado pela tecnologia. Do final de 1999 até o final de 2001, houve uma abordagem futurista de looks  monocromáticos, com metálicos, negros brilhantes, uso pesado de cinza. Este foi chamado de ” Y2K Fashion”.

Em 2001, quando o iPod foi criado, os fones de ouvido, assim como o próprio dispositivo, tornou-se tanto de um acessório, como símbolo de uma nova tribo.


Rosto lisinho volta com força total nos anos 2000 – História da beleza masculina



Com o nascimento do novo milênio, a vaidade masculina ganhou um padrão diferente. Saem de lance os corpos extremamente musculosos dos anos 80 e entram Robert Pattinson e Justin Bieber, os meninos que, de tão sensíveis, se parecem com meninas.

O homem atual pode voltar a se preocupar com a estética. Isso o deixa mais conectado ao universo feminino, o que é essencial para uma aproxim, ato, com a mulher contemporânea. Passa a ser contaizada a silhueta mais longilínea, a franja… A imagem do homem que fica em casa tomando cerveja enquanto a mulher vai à academia caiu por terra.

Os adeptos do MMA (Mixed Martial Arts) compartilham um padrão corporal que caiu no gosto masculino. Boxe, muay-thai, jiu-jítsu ou krav magá são alternativas para construir músculos e desenvolver atributos como agilidade, equilíbrio e coorden, ato,.

Atualmente, o uso (ou não), da barba continua representando os contaes culturais de uma época. porém busca também refletir as diferenças individuais, deixando, ou tentando deixar, maior espaço para a liberdade de expressão, evidenciando o estilo de cada homem.

No âmbito geral, entre as principais características da moda dos anos 2010, está a capacidade de “misturar”,  trazendo tendências que fazem  uma verdadeira fusão de estilos anteriores (retrô), roupas global e étnica (por exemplo, boho ), bem como da moda de várias subculturas baseados em música. Hip- hop moda em geral foi o mais popular entre os jovens, seguido pelo olhar unisex e olhar indie em meados da década.

Roupas éticas,  peles falsas, couros vegetais, também são destaques nos anos 2010. Destaque também para os aspectos ecológicos e de sustentabilidade associados a indústria do vestuário, assim como a moda dos reciclados.


O retorno das barbas, sensibilidade e direito a estética são marcas do homem contemporâneo

Uma das características mais marcantes do nosso período é a “correria”, traduzindo todo o movimento causado pela revolução tecnológica


 ver mais ....

1-Conheça Novo Produto para Crescer Barba e Tenha uma Barba Cheia
2-21 Penteados de Cabelo masculino Incríveis Para Você!
3-6 Dicas de Como Ter Barba Cheia e Fechada Mais Rápido


agradeço pela visita


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.